Os segredos de Gabriela Castro.

A minha admiração pelas suas palavras já fez aniversários, nasceu quando o “Segredos de Travesseiros” ainda era o “Não solta minha mão nunca, ta?”, pedido mais que atendido e digo mais, sem esforço algum e também pudera, quanto encanto mora nesta menina. Sabemos que a Gabriela, ou a Gabi, como a intimidade de alguns anos de companheirismo na blogosfera, me permite chamar, já é uma mulher, mas não podemos negar que dentro dela vive uma menina que passeia sobre a poesia com flores na cabeça e pés descalços, parece flutuar com as palavras, parece adoçar nossos dias que nem sempre são fáceis e tampouco leves com a sua delicadeza. E se o dom de escrever existe, estou certa de que ela o possuí e não é em vão que a cada dia mais aumenta o número de pessoas que acompanham o talento de Gabriela Castro.
Antes de mais nada, gostaria de agradecer em nome da Equipe Estouro em Palavras, foi um prazer contar com você nesta nossa jornada. Muita inspiração neste ano que está só começando. E sim, quando você publicar seu livro, faço questão de que meu exemplar esteja autografado. Luz! Todo amor que houver nesta vida pra você.
E agora, presenteio-lhes, com um pouquinho da intimidade dela. Quem não conhece, esta é a menina-mulher que lhes escreve sempre e quem conhece, talvez haja nestas perguntas algumas respostas que você ainda não tenha encontrado.
Espero que gostem!

Estouro: Acompanho o seu blog há algum tempo, acabamos nos aproximando e tudo mais, sei um pouco dos teus escritos e também da sua vida pessoal. Sei que você se formou em Comércio Exterior, a pergunta que não quer calar é: Quando você começou a escrever, o que te levou a isso?
Gabriela Castro: Eu sempre gostei de escrever. Eu tinha diário na minha adolescência, mas escrevia mais sobre coisas cotidianas. Descobri o meu amor pela escrita mesmo com o blog, criado em 2008. No início eu postava textos, poesias e músicas com os quais eu me identificava e, depois de um tempo comecei a escrever os meus próprios textos.

Estouro: Para você, Gabi, o que representa o ato de escrever? Você descreve em seus textos coisas reais, que talvez você não tenha tido coragem de contar pessoalmente ou apenas literatura?
Gabriela Castro: Escrever para mim é algo essencial. É a respiração, o sono e o alimento da minha alma. É o que me deixa em paz. Nos meus textos eu descrevo coisas reais, coisas que gostaria de ter dito, as coisas como eu gostaria que fossem, coisas imaginadas, histórias alheias. Ás vezes, tudo isso misturado em uma poesia só: Realidade e literatura. Mas, quando eu leio um texto antigo, geralmente consigo me lembrar de como eu me senti naquele momento. Escrever é também registrar memórias.

Estouro: Você acredita em inspiração, acordar de repente, no meio da noite com um nó na garganta e aliviá-lo ou você acha que escrever é lapidar as palavras, escolhê-las, trocá-las, organizá-las, como uma construção de fato? Ou às vezes, também um pouco dos dois?
Gabriela Castro: A minha escrita é bastante intimista e eu acredito em inspiração, sim. Mas, lapidar as palavras é necessário para que eu me entenda e para me fazer entender.

Estouro: Quando você decidiu criar o “não solta minha mão nunca, ta?” que depois virou “segredos de travesseiro”? Existe algum motivo especial para a mudança? O que se encontra nos posts são “segredos” que você só conta para os seus leitores, ou sua vida é um livro aberto e sendo redigido, ainda?
Gabriela Castro: Eu decidi criar o “Não solta a minha mão nunca, tá?!” em 2008. Ele surgiu da minha vontade (e necessidade) de externar o que eu sentia e o que eu pensava. Passei a expressar através das palavras, o meu modo de ver o mundo e de encarar a vida.
Todo ano eu gosto de reformar a “casa” e essa mudança de layout acontece pelas mãos e talento da minha amiga Desi, do blog Sintonias (se puder linkar: http://www.sintonias.com.br/ ). Foi ela quem sugeriu que o blog tivesse um nome mais curto, porém não menos marcante. Pensei bastante e concluí que “Segredos de Travesseiro” traduzia bem a essência do blog e optei por mudar.
Muitos dos meus segredos encontram-se nos textos, ainda que nas entrelinhas ou vestidos por jogos de palavras. Considero-me transparente, mas sou e estou mesmo naquilo que não digo.

Estouro: Falando em livro, conta pra gente, Gabi, você tem planos de publicar um livro?
Gabriela Castro: Publicar um livro é um sonho grande. Será a minha principal resolução de ano novo. Vou me esforçar para que se realize em 2013.

Estouro: Como você lida com o fato de que mais de 40 mil pessoas acompanham a sua página na internet? É muita gente! Você passou a pensar mais no que revelaria em seus segredos desde que as coisas tomaram essa proporção gigantesca ou tudo permanece da mesma forma pra você?
Gabriela Castro: Fico feliz que tantas pessoas se interessem pelo tenho a dizer, que se identifiquem e gostem do conteúdo da página. Ela tem crescido muito e hoje já ultrapassou 44.500 curtidas. Para mim, tudo permanece da mesma forma, pois foi exatamente por isso que as pessoas chegaram até ela.

Estouro: Você tem algum recado aos seus seguidores, amigos e companheiros cibernéticos? Fique a vontade!
Gabriela Castro: Eu tenho um apreço muito grande por todos os meus leitores. Fiz alguns bons amigos através do blog, que levarei por toda vida. Agradeço todo o carinho e atenção que sempre demostram ter comigo. Também por todas as mensagens e delicadezas, que me são enviadas e que tornam os meus dias mais leves e mais felizes.
Estouro: Agora vamos a rapidinha? Eu digo uma palavra e você me diz o que ela representa ou o que vier em mente:
Uma cor: Azul
Um hobby: Além de escrever, criar peças de acessórios femininos.
Um medo: Da normalidade.
Um lugar: Meu quarto
Uma canção: A do momento é Idade do Céu – Paulinho Moska
Uma frase: Pode ser uma oração? O Pai Nosso.
Uma poesia: Escolher uma seria injustiça. Considero válida toda forma de poesia.
Um autor: Clarice, minha alterego.
Um abraço: Da minha mãe.
Um amor: O próprio. 
Um sonho: Publicar o meu livro.
Um livro: Água Viva – Clarice Lispector
Um site: O último que acessei foi: http://www.gabitonunes.com.br/
Um vício: Seriados
Viagem inesquecível: Rio Quente - Goiás

Para aqueles que ainda não tiveram a grata surpresa de encontrar-se com a poesia da Gabriela, eis aqui a página no facebook e também o blog, deliciem-se.



Visite nosso Tumblr: Estouro em Palavras 
Curta nossa Fan Page: Estouro em Palavras


7 comentários:

Nathállia Freire disse...

Olá, Danyela e Joyce! ^^
O blog de vocês é lindo! Estou seguindo aqui, no face e nos twitters de vocês.
Encontrei vocês no "Morando Sozinha".
Amei a entrevista com a Gabriela Castro.
Já estou seguindo o blog dela também.
Escrever é mesmo incrível, não acham?!
Aguardo uma visitinha de vocês lá no Xodó! ;)

xodo.blog.br

Gabriela Castro disse...

Minhas lindas, adorei participar do blog de vocês. Obrigada pelo carinho. Vocês sabem que a admiração é recíproca! :) Beijos

Meus desabafos :) disse...

Eu já tinha visto algumas frases dela no tumblr,mas depois de achar esse blog aqui sem querer com uma entrrevista dela,fui lá curiar e amei *_*
A mulher escreve bem deeemais e eu amo isso (:
E amei esse blog também,é MUITO bom *_*


Beeijinhos.
http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br

Bruna Leôncio disse...

Que papo incrível! Nem pareceu ter aquela formalidade de entrevista, sabe? Ficou muito legal!
E adorei que ela disse ter medo da normalidade...

Beijo,
entaoqsd.blogspot.com.br
confesionesenpalabras.blogspot.com.br

Francielle Couto Santos disse...

Entrevista impecável! Acho incrível o que a blogosfera nos proporciona... toda essa interatividade e dinamismo. *-* Muito bom... entrevistada e entrevistadora mega simpáticas. ;)

Um abraço!
http://universoliterario.blogspot.com/

Gabriela Castro disse...

Estou adorando os comentários! rsrs

Larissa Fernandes disse...

Amei a entrevista *-* http://e-stranhasvertigens.blogspot.com.br/

Postar um comentário

:a :b :c :d :e :f :g :h :i :j :k :l :m :n :o :p