Será que o amor é mesmo tudo?‏


"Vou ser sincera. Hoje eu pensei em acabar com tudo, escrever uma última carta e te chamar de carta fora do baralho. E doeu, só a possibilidade do fim já doeu imensamente. Eu não entendo, eu não te entendo, eu não me entendo. Pra falar a verdade, eu não entendo nada que nos diga respeito.

Apesar de sermos iguais em tantos aspectos, nós amamos diferente. Eu te amo com tudo o que eu sou, posso ser metade, mas essa metade é tudo o que eu te amo. Eu te amo e não teria medo de enfrentar sociedade, mãe, pai, irmão, amigo ou qualquer coisa por você. Porque, meu caro, eu simplesmente tenho a certeza de que todo esse amor é o suficiente para começar.

E só para começar. Não me entenda mal, mas com todo esse tempo te amando eu aprendi que o amor, só o amor, não é o suficiente. Precisa-se de respeito, precisa-se de carinho, precisa-se de atenção, precisa-se sobretudo de presença. Beber a presença, engolir, satisfazer-se. Sem presença não há amor, me desculpe se isso doer, que resista. Quem ama precisa saber-se amado, para que se sustente, para que se satisfaça. E o amor não trás tudo isso, não é um pacote fechado. Infelizmente amor é singular, você não pode amar por mim e eu não posso amar por você. Há de ser recíproco, mas ainda assim não é o bastante.

Para o amor dar os primeiros passos é necessário uma grande dose de generosidade, quando você ama e quer que esse amor dê bons frutos, você precisa abrir mão de certas coisas e você precisa se doar. Se doer. Pasmem, mas não existe amor sem sofrimento. E não me venha com teorias, estou te dizendo baseada na prática. Não há amor que não doa ou, pelo menos, nunca conheci.

Chegará a hora, a dolorida hora, em que as coisas não vão fluir como no princípio. Haverá brigas, então será necessário um saco enorme, gigantesco de paciência e outro - maior ainda - de respeito. Não há amor que resista a insistentes ordens de "cale a boca" ou então insultos como "seu filho de uma puta". Por favor, aliás, por amor, xingar a mãe é que não dá.

Então, passando por isso, terão - muitas, para não dizer inúmeras - vezes em que você pensará, ficará a um passo de jogar tudo pro alto, como se nada que aconteceu durante todo esse tempo tivesse valido a pena. E nessa hora você precisará de muito auto-controle, sapiência (o pior é que não vendem em lojas) para pesar se é isso que você quer, se é isso que você precisa, se depois dessa atitude você não ficará se lamuriando todo o tempo e vendo aqueles filmes água com açúcar.

Tendo superado essa fase, ou essas fases, como queira. Vocês estarão a um passo do casamento. O casamento: sim, ele - o tão temido. E sejamos grosseiros para não sermos cínicos: Você vai precisar de dinheiro. Ou você pretende largar tudo - emprego, amigos, parentes - para ir vender coco na praia? Você precisa de uma casa, você precisa mobiliar essa casa e só essa brincadeira - quando se trata de valores - já assusta o suficiente pra você pensar em adiar ou re-adiar essa brincadeira de amar, de ser felizes para sempre.

Portanto, já dizia o ditado: Amor com amor não se paga! Só o amor não é suficiente, querido."

4 comentários:

Joyci Dias disse...

Minha estréia no estouro! Que delícia. *-*


pra você, sis!

Anônimo disse...

Ahhhh se eu tivesse lido este texto antes....rssss

Muito bom!

Lena Oliveira.

Mais Hortolândia disse...

Meus parabens pelo seu blog ..
Muiiitoo Bem feito .. poxa .. gostei mesmo ... sempre estarei comentando por aqui


Guia Comercial de Hortolandia

A. Le Savoldi�� disse...

Joci, arrasou! Não encontro melhor palavra... Foi um estouro! Nossa, que texto!

E o amor é assim, não se sustenta com ele mesmo, ainda que o dinheiro "não" possa comprá-lo, pode alegrá-lo, certo?

Mas, não quero contradizer sua inteligente descrição, eu fugi à realidade porque estou casando com um cara sem nada no bolso...HAHAHA No meu caso, confesso, é SÓ, e somente por isso, SÓ POR AMOR. Eu espero que dure a eternidade, e espero também que Deus nos sustente (rs) porque Ele dá o que a gente PRECISA. Foi o que aprendi ;)

Beijos, flores!
Sempre bom passar por aqui.

Postar um comentário

:a :b :c :d :e :f :g :h :i :j :k :l :m :n :o :p